Batman, o Cavaleiro das Trevas

por admin em 29 julho, 2008

Ontem assisti o novo Batman. E sim, Peterson, Wall E continua sendo o melhor filme do ano.

Segundo pior filme de Nolan

Para mim este filme foi ótimo, mas até o momento, o pior filme da carreira de Nolan depois do primeiro Batman. A inclusão da viagem à China me pareceu muito fraca, a la Missão Impossível. Na prática, qual o sentido que aquela cena deu ao filme? Apenas que um vigilante norte-americano que busca por justiça deve ir até a China fazer isso valer. É claro, só estou criando caso.

O Coringa não é um agente da anarquia

Todo diálogo do Coringa parece ser uma dissertação didática dada por um artista sobre sua “arte”, que é anarquia, destruição. Ele diz não ter regras, não ter plano algum. Isso é o que se espera de alguém dedicado à anarquia, certo? Bem, seria. Acontece que TODO PLANO do Coringa só acontece por cada pedaço de um PLANO ser executado.

O cara que é contra quem faz planos, que odeia planos, os faz toda hora. Para sair da cadeia? Para explodir um hospital? Matar Harvey e Rachel? A Teoria dos Jogos que ele fez com os barcos? Todos PLANOS. Que ainda contavam com elementos tão sutis que demandariam um rigoroso conhecimento de diversas diciplinas. Ou ele é um mestre dos planos ou ele tem o poder da Feitiçeira Escarlate.

Se Nolan queria realismo, desculpe, ele falhou.

A Interpretação de Heath Ledger

Eu tenho um amigo. Ele só dá risada em séries com claque (as risadas de fundo - motivo pelo qual ele diz que The Office não é comédia…). Ele só assiste blockbusters e nos mais de 3 anos que conheço ele, nunca o ouvi dizer algo sobre atuação. Pois bem, ele é mais um no coro de que “a interpretação do Coringa é maravilhosa”.

É boa, não nego. Mas quando alguém começou a dizer isso, antes mesmo do filme ser lançado oficialmente, gerou uma expectativa em todo mundo…e apenas confirmamos a frase. Mas isso é ruim em ciência. Pesquisas de cientistas financiados pela indústria do tabaco tendem a tirar a culpa do cigarro pelo câncer, cientistas sociais confirmam suas teses…Quando se cria uma expectativa para um resultado, mesmo que inconscientemente, você acaba sendo levado a validá-lo. É uma tendência cognitiva como centenas de outras.

É uma boa atuação, mas quer saber: ele morreu. Isso cria uma aura. A pessoa deixa de ter falhas, logo o Coringa dele se torna mítico.

Boa história afinal

O plot do Harvey Dent, o novo papel do Batman, os imitadores dele. Uma boa história. Muitas furadas, claro. Mas nunca uma história é perfeita, certo? E essa é muito bem planejada e executada. A melhor adaptação dos quadrinhos continua sendo “Uma História de Violência”, e no campo de heróis mainstream “Homem de Ferro” me satisfez mais do que Batman como telespectador. “O Cavaleiro das Trevas” é ótimo mas nada do que TODO MUNDO parece querer dizer. Ou eu assisti uma versão diferente…

Grande lição de Batman?

O marketing na internet funciona.

Batman attacks the joker
Creative Commons License crédito: philosophygeek

Essa postagem foi...

(0)
Receba as atualizações deste blog através de seu feed RSS ou assine a newsletter
Política de Comentários: Os comentários são para a livre expressão e opinião de todo aquele que quiser submetê-los, desde que observe algumas regras: Não poste links maliciosos, não use palavrões, não coma gordura, escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, leia um bom livro de vez em quando e mais importante de tudo: Lembre-se que do outro lado da internet também está uma pessoa como você!

{ 2 trackbacks }

Orkutcídio em Massa para Adoradores de Lasagna - O senso comum e a expectativa interferem no resultado
07.29.08 at 29America/Sao_PauloTue, 29 Jul 2008 16:26:49 -0300
Batman para vender, quem entenderia um filme pesado né? | novo-MUNDO
07.29.08 at 29America/Sao_PauloTue, 29 Jul 2008 19:27:31 -0300

{ 27 comentários… leia-os abaixo ou adicione um }

1 Hugo 07.29.08 às 29America/Sao_PauloTue, 29 Jul 2008 10:47:48 -0300

Acho que, quando o Coringa diz que não tem planos, ele quer mesmo é afirmar que, enquanto todos os outros personagens têm um objetivo, ele é um personagem sem meta.

Logicamente isso se invalida a partir do momento que ele assume a meta de tentar provar que todos os planos falham porque buscam um objetivo em um mundo de caos. O Joker usa um plano pra mostrar como os planos são ineficazes. Pra mim, essa é a genialidade do personagem: seu único objetivo é provar que objetivos são tolos, que o mundo é caos e que qualquer um pode enlouquecer nesse caos.

De resto, concordo contigo. A viagem à China também me lembrou MI e inutilidade, Ledger é bom mas não é maravilhoso, mas ainda sim o filme é muito, muito bom.

E acho melhor que Homem de Ferro.

2 Ivan Niero Miranda 07.29.08 às 29America/Sao_PauloTue, 29 Jul 2008 11:12:04 -0300

Escrevi alguma coisa parecida neste post do meu blog.
Confere lá!
http://nomeimproprio.blogspot.com/2008/07/mais-uma-resenha-do-filme-do-batiman.html

3 Rev. Peterson Cekemp 07.29.08 às 29America/Sao_PauloTue, 29 Jul 2008 12:02:11 -0300

“É claro, só estou criando caso.”

Resume bem o post =)

Foi necessário levá-lo a China porque um dos temas deste filme é limite. Os limites do Batman, do homem que quis se tornar um símbolo, mas não deixa de ser homem - e leva para o símbolo as fraquezas do homem. Ao contrário dos batmans que eu vi (me corrija se eu estiver errado nessa) todos foram Gotham-centric. Mas o mundo do crime existe em todo lugar, não só em Gotham, e o alcance do Batman não pode se limitar a Gotham. Tem que manter o símbolo no alto, custe o que custar, entende? ;)

Eu sei que o Coringa não é agente da Anarquia - uma das poucas coisas que DETESTEI no filme. Odeio confundirem Anarquia com o que ela é geralmente confundida. Mas, quanto ao negócio dos planos, a questão é o prazo… Até quando você pode considerar um plano, um plano? Quando ele pensou na hipótese de que poderia ser pego, mandou um de seus lacaios colocar o celular no cara que ia pra cadeia. Isso ele (provavelmente) pensou pouco antes de entrar na operação do caminhão lá. Quando ele ligou pra televisão e fez o negócio todo do hospital, ele não tinha pensado nisso há tempos, e sim na hora, entende? É claro que há planos, mas eles não são do tipo “de longo alcance”.

E há também o ponto de vista do primeiro comentário, que também faz muito sentido =)

Quanto à atuação do Heath Ledger, concordo. A expectativa realmente interfere na nota final, mas eu não tive minhas expectativas atendidas. Eu esperava medo, levei ódio; ainda assim a interpretação é, sim, muito boa.

4 Henrique Artur Wint 07.29.08 às 29America/Sao_PauloTue, 29 Jul 2008 12:25:53 -0300

Fiquei curioso para assistir esse filme só pela publicidade que fizeram em cima dele.
A tua opinião é a primeira que li sobre o filme, e já é, de certa forma, contra ele. Será que o filme é realmente tão bom quanto as pessoas que fizeram o marketing?

5 Ibrahim Cesar 07.29.08 às 29America/Sao_PauloTue, 29 Jul 2008 12:49:28 -0300

@Rev. Peterson Cekemp:

Sobre a China: Ele devia ter dado uma parada na África e salvado o Sudão da Fome ou o Zimbabue do ditador genocida Mugabe. Porque China? É tão vital a prova de um sujeito que nem cidadão norte americano é?

Sobre prazos: Acha que é simples achar toda aquela quantidade de explosivos e não chamar atenção da polícia e mais, espalhar em TODO o prédio a ponto de pô-lo abaixo? Não importa prazo no que tanto a ter objetivos. O discurso do Coringa é uma furada, assim como sua pretensa mensagem.

É claro, o personagem é insano, mas eu esperava mais. Fico com Wall E por enquanto.

6 Vinícius 07.29.08 às 29America/Sao_PauloTue, 29 Jul 2008 13:38:41 -0300

Sobre planos: Ele só estava sacaneando. É óbvio que faz planos. A primeira cena do filme já é um PUTA plano bem feito.

Sobre china: Você está sendo implicante.

7 Caio 07.29.08 às 29America/Sao_PauloTue, 29 Jul 2008 14:24:49 -0300

O Coringa não é um agente da anarquia. Ele é simplesmente insano e instável, portanto, não se deve esperar que o que ele diz seja coerente.

Além disso, o que ele fala sobre os planos pode ser simplesmente uma mentira usada para enlouquecer Dent, esse sim seu verdadeiro objetivo, que é, como disse o Hugo, “(…)provar(…) que o mundo é caos e que qualquer um pode enlouquecer nesse caos”, de maneira análoga aos seus objetivos na graphic novel Batman - A Piada Mortal.

Seu objetivo é arrastar o “Cavaleiro Branco” de Gotham ao mesmo nível que ele, como um símbolo de que a insanidade pode atingir qualquer um.

Quanto à viagem até a China (acredito que seja Taiwan, na verdade): ok, era desnecessária. Mas foi um modo de mostrar que o Batman não tem limites na sua luta contra o crime, embora sua “jurisdição” seja Gotham: ele foi até lá para buscar um criminoso que, mesmo fora do país, controlava o dinheiro da Máfia de Gotham, sendo portanto igual a qualquer criminoso Gothamita, apenas fora do país. Foi também a parte de que menos gostei do filme pela ação exagerada que não se enquadrava no perfil do Batman (e tem ele voando de novo!argh!).

A atuação de Ledger foi adequada ao personagem, realmente o melhor modo de retratar o Coringa que já vi. O Batman de Christian Bale também é bom, apesar da voz exagerada.

O mesmo vale para o Duas-Caras de Aaron Eckhart, aliás um ator muito bom, que mostra bem a queda de Harvey Dent até que só lhe sobra um senso de justiça tão deformado quanto seu rosto.

O filme, na minha opinião, é muito bom, aliás a melhor adaptação de quadrinhos que já vi, batendo muitos filmes que já vi.

Agora, sinceramente, Iron Man é melhor que esse filme? Pra começar são tipos de filme diferentes, com tipos de herói, vilão e história diferentes.

Além disso, é apenas mais um filme de super-herói seguindo a “fórmula” dos outros, o que, aliás, parece ter se tornado o padrão dos filmes da Marvel (com exceção de Homem-Aranha 3, que nem merece menção).

O herói aparece, encontra um vilão que é uma versão distorcida de si mesmo, tem um interesse romântico, faz umas piadinhas, luta, derrota o vilão, pronto, acabou. Os filmes da Marvel são sobre lutas entre pessoas super-poderosas, e o ocasional salvamento de alguns civis.

Já dizer que Wall-E é melhor que o filme do Batman é nada menos que ridículo na minha opinião, embora possa não sê-lo na sua. Afinal, foi um filme de animação como os outros, engraçadinho, mas nada de especial.

8 Rev. Peterson Cekemp 07.29.08 às 29America/Sao_PauloTue, 29 Jul 2008 14:32:51 -0300

Ibrahim, vc não entendeu meu ponto sobre a China. O cara tinha fugido de Gotham, se o Batman não fosse atrás dele fosse aonde fosse seria uma grande “limitação” à imagem dele com a população de Gotham. O povo de lá não tava pedindo pra ele acabar com o Mugabe, tava querendo o coro do ladrão, e era nisso que ele estava pensando. Se o cara viesse pro Brasil esconder o dinheiro ele viria pra cá também.

Agora, eu só concordo que talvez tenha mesmo uma certa influência esse negócio de ser a china o lugar para onde o cara foi - só que nós não conhecemos a dinâmica dessa decisão. Por exemplo, o lugar pode ter sido decidido depois que o ator foi escolhido - o ator era chinês, o cara tinha cidadania e podia fugir pro país, então tudo fica coerente. Mas eu fico com uma decisão pouco influenciada por política e mais pelo status de lugar ideal pra fugir com grana americana, porque pense: na época da guerra do Vietnam o cara fugiria pro Vietnam mesmo com um país não tão propício para a empreitada? Na guerra fria o cara fugiria pra União Soviética pra esconder o dinheiro? Enfim, há uma possibilidade, é nisso que você aposta. Eu teria feito um europeu ir pra Suíça pra não dar esse rolo ;)

9 Rev. Peterson Cekemp 07.29.08 às 29America/Sao_PauloTue, 29 Jul 2008 14:34:40 -0300

Ah, esqueci do Coringa: ele tem uma gangue, Ibrahim. Não é difícil numa cidade tão corrupta conseguir explosivos, muito menos pensar nessa de um ladrão matando o outro. Ele pode ter pensado nisso e cinco minutos depois ter botado o plano em ação.
Mas sim. Ainda é um plano =P

10 Rev. Peterson Cekemp 07.29.08 às 29America/Sao_PauloTue, 29 Jul 2008 15:25:27 -0300

Caio: nossa, achei que tivesse sido o único a ficar meio ‘encafifado’ com a voz exagerada =P

11 JohnP 07.29.08 às 29America/Sao_PauloTue, 29 Jul 2008 17:41:42 -0300

Estão rolando vários artigos pela net comparando o Batman do The Dark Knight com o governo dos EUA, e mais especialmente com o presidente Bush.

O Batman deste filme precisou tomar decisões de caráter questionável, como *** SPOILER *** quando deu uma de ‘Big Brother’ e transformou todos os celulares da cidade em sonares, ou quando meteu a cadeira na porta do interrogatório e enxeu o coringa de porrada, e inclusive quando viajou pra China e capturou um ‘cidadão’ de maneira ilegal.

É o velho dilema da utilização da força e invasão de privacidade em prol da proteção. O filme, mesmo de forma um pouco mascarada (HÁ!), dá o seu mérito a esta linha de pensamento… O que é engraçado, já que conheço pessoas que criticam veementemente o uso da força na guerra contra o Terror, mas vibraram quando Batman enfiou a cara do Coringa na mesa (confesso que eu vibrei também).

12 Ibrahim Cesar 07.29.08 às 29America/Sao_PauloTue, 29 Jul 2008 17:51:03 -0300

@JohnP:

Bem lembrado…Isso a’í aliás destaca outra parte que não gostei muito, o Batman está muito passional neste filme.

13 Santaum 07.29.08 às 29America/Sao_PauloTue, 29 Jul 2008 21:34:32 -0300

“É claro, só estou criando caso.”

Sem dúvida Peterson, resume o post, hehehehehe.

Gostei do Batman. Morto ou não, temos que reconhecer que a atuação do Ledger foi espetacular. Se um cara assistisse o filme e não soubesse que o cara morreu, isso não tiraria de maneira alguma o mérito da atuação dele.

Sobre a parte da China ficou estranho, como também ficou estranho a cena de Homem de Ferro no Paquistão. Isso é coisa de filme de americano.

14 rohntemp 07.30.08 às 30America/Sao_PauloWed, 30 Jul 2008 00:32:08 -0300

Gostei muito do filme achei altamente foda!!! A atuação do Ledger foi muito boa, poderia ter se “lambido” menos, mas tudo bem. Gostei muito dos “planos” do coringa, do jeito como ele foi retratado no filme e da mágica da caneta, algo meio doentio, desesperado. Gostei.

Quanto à história dos explosivos posso dizer que nem é preciso tanto assim para por uma contrução a baixo, só um “conhecimento” mais apurado sobre sua estrutura.

Ele ter ido à China foi realmente desnecessário mas não chegou a prejudicar o filme não. E encher linguiça não é crime.

Estava torcendo para o coringa o filme inteiro devo confessar. Ele é um de meus vilões favoritos.

Abraços a todos

P.S.: Aquela cena dos barcos foi a mais fantasiosa de todas, pois se acontecesse algo naqueles moldes as pessoas teriam se explodido com toda a certeza. HAUHAUHAUHA!!! Quiseram passar uma mensagem que as pessoas se importam com as vidas das outras, foi demais!!! :)

15 Rev. Peterson Cekemp 07.30.08 às 30America/Sao_PauloWed, 30 Jul 2008 17:31:48 -0300

Johnny, será que o filme deu mérito mesmo a essa linha de pensamento? Afinal, Batman só se f**ia, a Rachel e o Dent foram, enfim, sem spoilers…

16 Ricardo Felix 07.31.08 às 31America/Sao_PauloThu, 31 Jul 2008 02:43:34 -0300

pessoal, quanto a discussão dos “planos”, que muito gente parece não ter gostado pela fato do coringa dizer não faze-los, apesar do filme inteiro provar ao contrário,acho que o pessoal não pescou bem(ou terá sido eu?)

O kara disse aquilo só para mexer com o duas caras no hospital.Ele não estava “falando a verdade”.A prova disso é que o marloni, ao ser abordado pelo duas caras no carro, diz a este que a verdadeira culpa e do coringa, que o duas caras retruca com um “o coringa é apenas um cachorro louco”,o que mostra que todo o discurso do coringa deu certo.

O Coringa quase nunca diz a verdade no filme. ou alguém acredita que alguma das versçõeszinhas da sua cicatriz eram verdadeiras?

17 Ricardo Felix 07.31.08 às 31America/Sao_PauloThu, 31 Jul 2008 02:48:01 -0300

Só mais um detalhe.A questão china.
Pra min, muito pertinente,já que a China e o EUA abrigam as maiores máfias do mundo, inclusive, li em algum lugar(posto aqui se achar) que a china é o lugar onde mais se lava dimdim no mundo.o china do filme fazia isso praticamente.Logo…

18 Gomiboy 07.31.08 às 31America/Sao_PauloThu, 31 Jul 2008 18:10:54 -0300

cara… to afim de linkar teu blog. tu tem um banner?
Ps.: num vi o filme… num da pra comentar

19 Renk 08.01.08 às 01America/Sao_PauloFri, 01 Aug 2008 10:46:20 -0300

Olha, eu não sou paga do filme. Mas a palavra “plano” tem o significado de objetivo, um “objetivo na vida”.

A interpretação do coringa foi boa, mas não foi fantástica. Ele só fez o trabalho dele direito!

O filme é divertido, e passa uma boa mensagem. O que eu achei de bom foi a imprevisibilidade e a mensagem que ele passa.

Mas porque estou comentando aqui? Eu nem conheço sse blog direito :S

20 Ibrahim Cesar 08.01.08 às 01America/Sao_PauloFri, 01 Aug 2008 10:55:16 -0300

@Gomiboy:

Não temos banner não, mas se quer mesmo linkar e precisa realmente de um banner me dê as medidas e eu faço.

21 Ibrahim Cesar 08.01.08 às 01America/Sao_PauloFri, 01 Aug 2008 10:58:02 -0300

@Renk:

Plano é objetivo. Não necessariamente na vida. Já que eu posso planejar ir de férias para Urano e isso passa longe do meu “plano de vida” de ganhar o Oscar de Melhor Maquiagem. Planos de vida estão mais para objetivos de longo prazo ou mesmo sonhos.

Mas você não precisa necessariamente conhecer o blog para comentar! Você já acrescentou aqui uma discussão, uma reflexão, é por isso que devemos comentar e não por conhecer ou não o blog! E você fez muito bem o seu trabalho :)

22 Criativo de Galochas 08.04.08 às 04America/Sao_PauloMon, 04 Aug 2008 16:36:29 -0300

Amigos,

Estou retomando as parcerias - troca de links. Caso estejam interessados, por favor, acessem o Criativo e clique em parceria.

Aguardo contato.

Abraço,

Marcus, Criativo de Galochas

http://criativodegalochas.blogspot.com
http://picapaubrazil.blogspot.com
http://speedracergobrazil.blogspot.com

23 geo 08.04.08 às 04America/Sao_PauloMon, 04 Aug 2008 21:42:00 -0300

“o batman está muito passional nesse filme” foi uma frase de efeito muito bem empregada, gerando gargalhadas na leitora que vos fala.

24 Lucas 08.06.08 às 06America/Sao_PauloWed, 06 Aug 2008 22:01:02 -0300

Como eu já disse ao seu amigo que não considera The Office comédia e ao seu quase irmão siames (hoje nem tanto), também preferi Homem de Ferro a Batman pois parecia faltar alguma coisa no filme. Mesmo assim o filme é bom. E gostei mais desse coringa do que do primeiro. Não sei se foi pela expectativa prévia criada. Mesmo que seja, hoje considero ele o segundo vilão mais mau do cinema (por algum motivo ainda acho que Castor Troy é pior).

25 Shibumi 08.29.08 às 29America/Sao_PauloFri, 29 Aug 2008 15:51:31 -0300

Eu particularmente sou fã do Batman…
Gostei muito de seu post, fez comentários inteligentes, independentemente deu concordar ou não…

BATMAN é o melhor filme do ano, só faltou 2 coisas para ser perfeito.
Batman detetive e super lutador, coisa que ainda, só soubemos que ele é…(vide o lance da bala e a porrada que ele dá), mas ainda falta mostrar isso muito bem mostrado, quem sabe num filme com o charada e com um Bane de verdade.

26 Bill 01.22.09 às 22America/Sao_PauloThu, 22 Jan 2009 17:33:13 -0200

“É claro, só estou criando caso.” - 99º

Isso, definitivamente, resume o post.

Já vi muitos outros serem do contra só para aparecer, o que acredito não seja necessariamente seu caso.

Depende de gosto. Na sua opinião Ironman é melhor que o Dark Night. Um filme pipoca na minha opinião se comparado a grandiosidade e complexidade do Batman.

27 patricia 03.13.09 às 13America/Sao_PauloFri, 13 Mar 2009 17:26:40 -0300

o filme é otímooooo……amei…………….bju

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>