★ Uma das melhores bandas, ponto: The Best of Radiohead

Medo de viver em um mundo sem Deus? Você já vive nele

por Ibrahim Cesar em 15 fevereiro, 2007

Com a morte terrível causada ao garoto João Hélio, que foi arrastado sem um pingo de moral, fez com as pessoas refletirem e soltarem frases como: “Esses sujeitos não tem Deus no coração!”, “Que Deus conforte essa mãe nesse momento tão difícil”.

Deus? Alô? Alô? Não, ninguém atende.

Das duas uma: ou Deus estava olhando para outro lado quando isso aconteceu ou ele nem mesmo está lá. Bem, eu fico com a segunda, pois tal entidade caso tivesse algum traço de realidade seria onipresente e onisciente o que significa que estaria lá e saberia daquilo. Deus está em todos os lugares eles dizem, e isso inclui aqueles onde crianças em Angola sem saberem pisam em minas e perdem membros, nas salas paroquiais onde seus representes na Terra sodomizam garotos de treze anos.

Se você perguntar para qualquer envolvido nesse crime, tenho 80% de certeza de que ele dirá que crê em Deus.Crer em Deus nem mesmo é uma escolha para a maior parte da população, se eles tivessem o direito de escolha talvez saberiam a melhor maneira de viver suas vidas.

Somos animais.Olho para uma mulher ou menstrue e saberá do que eu estou falando.os fatos são pura e simplesmente que tanto a predação como a morte pela fome são perspectivas dolorosas para um cervo e que a sorte do leão não é mais invejável.Talvez a biologia tivesse podido amadurecer mais rapidamente em uma cultura não dominada pela teologia judaico-cristã e pela tradição romântica.Teria sido beneficiada pela Primeira Nobre Verdade do Sermão de Buda em Benares: “O nascimento é doloroso, a velhice é dolorosa, a doença é dolorosa, a morte é dolorosa”.

Pedem-me provas da não-existência, como provar algo que não existe? Prova nenhuma da existência de Deus é igualmente me dada. Em um sentido estritamente prático Deus não existe. ÿ a prerrogativa da não-existência.

Eu realmente queria que existisse algum Deus para evitar que isso acontecesse, mas como qualquer um pode ver, não há ninguém lá.

[tags]julgando godot, prerrogativa da não-existência[/tags]

Leia Também:

Receba as atualizações deste blog através de seu feed RSS ou assine a newsletter
Política de Comentários: Os comentários são para a livre expressão e opinião de todo aquele que quiser submetê-los, desde que observe algumas regras: Não poste links maliciosos, não use palavrões, não coma gordura, escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, leia um bom livro de vez em quando e mais importante de tudo: Lembre-se que do outro lado da internet também está uma pessoa como você!

{ 41 comentários… leia-os abaixo ou adicione um }

1 cardoso 02.15.07 às 12:20

clap clap clap clap;

diante de fatos como os citados, há duas possibilidades:

1 - Deus não existe

2 - Deus existe e é um grande filho da puta.

2 Obito 02.15.07 às 15:08

Ai fica outra pergunta: Como algo que não existe gera tantos comentários? Nunca vi tanta gente investir tanto tempo para provar que Grestaltsch não existe, mas Deus está em todas. Chega a ser engraçado ver tantos ateus dedicar suas vidas a algo que eles dizem não existir.

3 Rev. Ibrahim Cesar 02.15.07 às 15:12

Obito, ninguém mata por Grestaltsch ou faz coisas estúpidas por isso, se fizesse estariamos comentando.Enquanto houver mentiras sendo usadas como verdade, estaremos lá.

4 Obito 02.15.07 às 15:22

Justamente, isso porque até alguns minutos atrás Grestaltsch não existia! Acho mais prático afirmar que Deus é inconsistente do que gastar páginas tentando provar (logicamente ou não) que não existe :)

5 Rev. Ibrahim Cesar 02.15.07 às 15:34

Você não está entendendo o ponto: somente algo consistente é real. Esse é o ponto que os advogados pró-existência não querem olhar e você se esquiva de admitir.

6 Obito 02.15.07 às 15:55

“somente algo consistente é real”?
Abrace a Deus como você abraça Eris, pode encoxar, ele não liga! Então, fazendo as pazes com ele o mundo se abrirá perante seus olhos, e você verá que o mundo está sem calcinhas.

O ponto é querer usar um acidente que deveria levantar questões como: viver num mundo sem polícia? A polícia ou o bom senso existem? O que se passa na cabeça da idiota que viu o menino sendo arrastado e não fez nada por achar que era um boneco? para levantar questões sobre a existência ou não daquele que foi responsável (ou não) pela morte de todas as crianças de Sodoma e Gomorra :)

7 Thiago Montini 02.15.07 às 15:55

O medo q toma conta da maior parte das pessoas não é o de Deus não existir, é o medo de admitir pra si mesmas q estão sozinhas e q não tem esse coringa pra se apoiar…

Muitos se forçam a crer em certas coisas por comodismo…

8 Pedro Humberto 02.15.07 às 15:59

Falando como um descendente de família MUITO cristã que não admite ser ateu para os pais, para evitar uma tristeza para a mãe, eu digo que nas minhas muitas divagações sobre isso, cheguei a conclusão de que no futuro o mundo será ateu:

-ÿ mais fácil(principalmente hoje em dia) um filho de cristão ser ateu que vice-versa(alguém duvida?!)
-Tirando aquelas velhinhas que amolam(e as vezes algo mais) os padres, nenhum católico(que acredito que ainda sejam a maioria) segue a risca a religião. Logo eles são quem mais tendem a se dispersarem em ateus… Os mulçumanos devem permanecer como estão, mas os EUA devem acabar com eles por isso…

9 Rev. Ibrahim Cesar 02.15.07 às 16:01

Obito, porque não se pode abordar o tema de outros ângulos? Um médico estava falando na televisão de como o acidente matou o garoto, ou seja falando do ponto de vista da “ciência” o que eu fiz foi mostrar sob o ponto de vista de um discordiano e crítico do cristianismo que é tão dominante.Este Blog tem uma temática e embora fuja dela, me mantive fiel a ela.Mostrei sob a minha visão.

?somente algo consistente é real??
“O rei da França é careca.” A França não tem rei logo é inconsistente.não é real.
Quando um crítico literário reclama de uma obra que não tem “consistência” deve-se ao fato de que a mesma não cria um senso de realidade.ÿ neste sentido que invoco o termo.

10 Rev. Ibrahim Cesar 02.15.07 às 16:02

Pedro Humberto - Que Deus ouça suas palavras.

11 Obito 02.15.07 às 16:05

Hail Thiago:
“O medo q toma conta da maior parte das pessoas não é o de Deus não existir, é o medo de admitir pra si mesmas q estão sozinhas e q não tem esse coringa pra se apoiar?”

Será que as pessoas passam mesmo tanto tempo preocupadas se estão sozinhas ou não? Até quando usar Deus como ópio obrigatório do povo vai ser bom como morfina para quem também não se levanta?

“Muitos se forçam a crer em certas coisas por comodismo?”

Outros porque não tem escolha ;)

12 Obito 02.15.07 às 16:20

Salve Vossa Reverêcia,

“porque não se pode abordar o tema de outros ângulos?”

Não se pode? Se deve! Como eu disse: só acho engraçado como ateus investem seu tempo escrevendo sobre o Cara (IHVH, não o Jeff Bridges). Como comentei com uma amiga Ateus falam mais sobre Deus do que os Católicos, só perdem para os evangélicos e atores de filme pornô americano.

“Este Blog tem uma temática e embora fuja dela, me mantive fiel a ela.Mostrei sob a minha visão.”

Nenhuma crítica em relação a isso. Mas magicamente falando, seu inimigo é tão grande quanto você permite. Aposto uma maçã de ouro que se procurar por aqui a palavra “ateu” Fnord% dos posts vão trazer ela seguida pela palavra Deus ou por alguma justificativa de como ser ateu é bom por isso, já que como Deus não existe sobra espaço praquilo :) Isso não é acreditar que Deus não existe, é se afastar dele.

“?O rei da França é careca.? A França não tem rei logo é inconsistente.não é real.”

Como não? Não acredite em tudo o que lê nos jornais ou assiste na tv, imprensa privada não é o mesmo que imprensa livre hehehe :)

“deve-se ao fato de que a mesma não cria um senso de realidade.ÿ neste sentido que invoco o termo.”

E Deus não cria um senso de realidade?

Deixando claro: não é que eu acredite em Deus, só não acredito que ele não existe!

13 Rev. Ibrahim Cesar 02.15.07 às 16:30

Olha criticar Deus é meu esporte e deixe-me divertir com meu brinquedo!

Não, não acho que Deus crie um senso de realidade coeso e logicamente sustentável.Está com a razão quem usa a razão.

Como não? Não acredite em tudo o que lê nos jornais ou assiste na tv, imprensa privada não é o mesmo que imprensa livre hehehe.

Impossível, não existem reis na França , chequei pessoalmente e eles se governam por fagocitose.

14 Obito 02.15.07 às 16:42

“Olha criticar Deus é meu esporte e deixe-me divertir com meu brinquedo!”

ÿ vontade, you´re good at it! como eu disse apenas um comentário, ou como Satanás diria: just chatting!

“Não, não acho que Deus crie um senso de realidade coeso e logicamente sustentável.Está com a razão quem usa a razão.”

Como exercício desiteressante, num daqueles dias que temos a impressão de estarmos horas esperando a dentista dos olhos estranhos nos atender, ou nos momentos em que assistir Chaves de fato perde o encanto para nós, já tentou desconstruir Deus para ver onde chega? Não apenas afirmar que ele não existe porque tem desgraças por ai ou porque o cabelo das crentes tem cheiro estranho, mas desmontá-lo?

“Impossível, não existem reis na França , chequei pessoalmente e eles se governam por fagocitose.”

Eu conheço pelo menos 4, um deles resolveu que fumar em público era proibido por causa de uma aposta no meio do mês passado, e veja no que deu. Os Reis estão mortos, longa vida aos Reis.

15 Rev. Ibrahim Cesar 02.15.07 às 16:52

Se eu fosse demonstar Deus teria que ser em um lugar onde tivesse uma boa torneira com água para que pudesse me limpar.

O cabelo dos crentes não tem cheiro estranho! ÿ a falta de cérebro que faz isso.

“Ou como Satanás diria: just chatting!” Eu amo isso rapaz.Eu entro em toda comunidade no Orkut e vou contra seja lá o que for que estejam falando.

Todas as vezes que eu citei deus, eu falava de Godot.Não estou certo que se estivemos falando do mesmo.

Eu acredito no mistério e acredito que ela deva ser preservado, questionado.Dai pode-se dizer que o dogmatismo é uma doença.

Se o dogmatismo é um doença, eu sou a cura.E atacarei todos eles, já leu algum ataque meu aos americanos?

Sugira-me o que atacar e ei atacarei, vi que você é alguém inteligente que sabe usar a inteligência.

PS:A solidão deve estar sendo muita para mim, pois Obito é um criação minha.

16 Alexandre Fugita 02.15.07 às 17:15

Deus não existe. Tenho certeza disso. Até lembro de um episódio dos Simpsons que o Homer de repente ficava super inteligente e descobria, através de equações, que Deus não existia… O Flanders viu e achou melhor tacar fogo no rascunho da teoria pois ele afirmou: “isso está bastante convincente!”, hehehe!

Falou!

17 Obito 02.15.07 às 17:40

Hehehe da mesma forma que através da música eu posso provar que a matemática não existe, e equações não passam de auto ilusões na tentativa de provar que algo maior está lá fora?

18 Obito 02.15.07 às 17:45

“Se eu fosse demonstar Deus teria que ser em um lugar onde tivesse uma boa torneira com água para que pudesse me limpar”

Uma tábula rasa resolve?

“O cabelo dos crentes não tem cheiro estranho! ÿ a falta de cérebro que faz isso.”

Ao menos sabemos quem atirar em cima dos zumbis quando eles se erguerem com fome.

“Todas as vezes que eu citei deus, eu falava de Godot.Não estou certo que se estivemos falando do mesmo.”

Godot, Eu Sou, Eu Era, O Ungido… faz diferença? Walter Mercado abraça a todos com a mesma força que o Pd. Quevedo os repele.

“Se o dogmatismo é um doença, eu sou a cura.E atacarei todos eles, já leu algum ataque meu aos americanos?”

Cuidado para não ter a impressão de não tr dogmas :) não mas gostaria de ler, tem ? mão?

“PS:A solidão deve estar sendo muita para mim, pois Obito é um criação minha.”

Imagine um prato de kibe cru e uma jarra de cerveja morna agora! E tire esse esmalte dos meus dedos.

19 Tiago Madeira 02.15.07 às 20:51

ÿtimo. Se Deus existesse, como o Cardoso disse, ele seria um filho da puta que não tá nem aí pra ninguém… o que seria contraditório porque dizem que ele é bom e justo. Aliás, a Bíblia tem outros momentos contraditórios, não? Mas anyway, foda-se Deus. Eu quero é viver em paz e não preciso dele pra isso. Pra mim, esse “deuszinho” com certeza não existe.

Hail Eris! :p heuaheuahheauhuea

Dica do dia
Ei colegas! Cuidado ao discutir com o reverendo. A igreja dele, como a minha, tem Schopenhauer como santo. Aparentemente ele leu os 38 estrategemas d’A Arte de ter Razão e ainda é capaz de ter lido A Arte de Insultar. heuaheuahheahuea

20 Tiago Madeira 02.15.07 às 20:52

Ah!
E esses caras têm que aprender a se divertir mais. Ou então que vivam como você disse naquele post de dicas de encontros para cristãos!

21 Obito 02.15.07 às 20:58

E fica a curiosidade: por que Deus teria que ser bom e gentil? Por que a surpresa dele ser um filho da puta? Eu meio que tou me lixando pro resto do mundo, o que necessariamente não quer dizer que seja desagradavel tomar umas e outras comigo, hehehehe

22 Tiago Madeira 02.15.07 às 21:02

Acho que é porque dizem que ele é bom e nos ama…

A surpresa de ele ser um filho da puta é porque teoricamente Deus criou tudo, ele não teve mãe. :p
hueahueauheuahehauea

Você é muito egoísta garoto… Você devia aproveitar sua sabedoria pra ajudar a mudar o mundo. Embora seja um negócio passageiro e ridículo que você só vai deixar para os próximos passageiros [[ok, voltei a ser niilista, mas no resto da frase vou me esforçar pra não ser]], eu sou um animal, eu vou ter filhos e eu quero que eles tenham um mundo decente, pra eles demorarem mais pra morrer e deixar eu e minha futura-esposa mais tempo sozinhos no inferno… hueahuehaueuhaeua

23 Obito 02.15.07 às 21:40

Hail Thiago,

“Acho que é só porque dizem que ele é bom e nos ama? A surpresa de ele ser um filho da puta é porque teoricamente Deus criou tudo, ele não teve mãe.”

Ai está o problemas com ateus hehehehe, me diga uma passagem do antigo testamento onde Deus não é filho da puta? de inundar o mundo, destruir cidades, mandar pais matarem filhos, pragas em civilizações, sem contar termos como termer a Deus, aplacar a fúria de Deus, e outras como ser perseguido e devorado por bestas e feras no deserto :)

Deus nunca disse que era bonzinho.

“Você é muito egoísta garoto? ”

Não somos todos?

“Você devia aproveitar sua sabedoria pra ajudar a mudar o mundo.”

E quem disse que não? Não julgue uma pessoa por uma tarde num blog, mudar o mundo pode ser tanto fazer crentes terem medo da igreja quanto fazer ateus acreditarem em Deus :) ehehehehe what’s the difference?

Eu acho que sou animal, já não tenho tanta certeza, se um dia tiver filhos quero que eles consigam moldar o mundo, ganhar as coisas de bandeja não tem graça. Sem contar que tempo é uma ilusão assim como a realidade, o holograma em que vivemos pode ter sido preparado daqui há 100 anos por gente lendo isso agora :)

24 Tiago Madeira 02.15.07 às 22:33

Tiago não tem H. ;)

Concordo, tempo é uma noção estranha, ou não. Quer dizer, verdadeira pro nosso referencial atual. Ou pra mim. Mas por que não somos falsos? E aí tudo seria falso, ou não.

A gente vive numa lógica miuto sem noção de espaço-tempo. Por isso não creio nessas besteiras de bíblia. Tampouco no bigbang. Pra mim é estranho um ponto gerar seres vivos, ou talvez não seja. Pra mim, o universo/tempo começou no momento em que eu nasci, ou não. Porque antes disso não existia nada, ou existia. Aí se o tempo vai continuar eu não sei… Ou talvez na criação do homem, por que não? Tanto faz. Não vejo essa como uma pergunta necessária para a existência, ao mesmo tempo que vejo como importante. Também não vejo a pergunta de o que vai ser depois como uma pergunta necessária para a existência (embora ? s vezes eu fique curioso e tenha vontade de acelerar o caminho até lá… hueahuehaueahea)

A física tem tantas teorias cada vez mais malucas que talvez cheguem mais perto, ou talvez não. Tudo são dúvidas, tudo são hipóteses, no fim continuamos não sabendo de nada. A diferença é que agora temos mais passatempos pra nossa vidinha passageira aqui na Terra, ou talvez não.

Anyway, ODEIO esse Deus em que acreditam. Pra mim esse fanatismo é ridículo e essa gente é ignorante que segue a opinião de “autoridades” ou a opinião pública.

Dico ego, tu dicis, sed denique dixit et ille:
Dictaque post toties, nil nisi dicta vides.
(http://malvicioso.com/2007/02/15/opiniao-publica/)

Por mim, tudo isso é “tanto faz” e ao mesmo tempo é importantíssimo. Nada é importante, ao mesmo tempo tudo.

Comentário ultra-contraditório, você vai ter um trabalhão pra responder (se o fizer). :p heuahueaheuauheau

25 Carol Peters 02.15.07 às 22:57

boa reflexão.. tava pensando bem sobre isso hoje enquanto voltava da escola.. :x

26 Carol Peters 02.15.07 às 22:58

boa reflexão.. tava pensando bem sobre isso hoje enquanto voltava da escola.. =X

27 Rev. Ibrahim Cesar 02.15.07 às 22:59

Até que enfim a Cabala está se tornando o que eu sonhei para ela.A mídia tradicional manda mensagens, blogs iniciam conversações…E tivemos uma ótima e produtiva aqui.

Obito foi Nietzsche e não eu que fez o seu atestado para Deus.

Rá!

Esqueci de fazer essa piada antes.

28 Rev. Ibrahim Cesar 02.15.07 às 23:00

Olha meu IP mudou (dãan sai da internet) e apareceu o monstro mais legal que já tive.

29 Tiago Madeira 02.15.07 às 23:02

“Deus está morto” — Nietzsche
“Nietzsche está morto” — Deus

heuahueauheuahuhaeuheauea

Já fiz essa piada aqui antes? :razz:

30 Tiago Madeira 02.15.07 às 23:06

Até que enfim a Cabala está se tornando o que eu sonhei para ela.A mídia tradicional manda mensagens, blogs iniciam conversações?E tivemos uma ótima e produtiva aqui.

ÿ isso aí… blogs são legais por causa dessas discussões. O 1001 gatos tem que ser sempre assim! :)

31 Obito 02.16.07 às 00:44

Salve TiagoH-

>Concordo, tempo é uma noção estranha, ou não. Quer dizer, verdadeira
>pro nosso referencial atual. Ou pra mim. Mas por que não somos falsos?

Pense assim, sábado ? tarde, você não tem o que fazer, então liga na tv a cabo, aproveita qu enão tem ninguém em casa e põe pra gravar o canal pornô, vai saber como será a noite. Sem querer ao invés de gravar Cio Anal IV você grava a extinte tv Record que passava aqueles campeonatos de sinuca com o rui chapéu e cia.

De noite você vai ver a fita querendo ver as gêmeas siamesas ligadas pelo membro e fica pasmo com aquela cena de uma mesa de bilhar sendo filmada de cima, um monte de bola espalhada, entra um taco, bate na primeira e todas saem batendo umas nas outras até pararem. Você tá puto, veste as calças e rebobina a fita. De repente, mesmo cego pelos hormônios percebe que se não fosse pela aparição do taco, teria dificuldade em saber qual a ordem dos acontecimentos, já que a fita mostra bolas se chocando umas com as outras. Dai pode parar para pensar, de repente, que a maneira como percebemos o tempo também é assim, se não houvesse algo indicando o começo ou o fim dos eventos não importa em que direção você assita ou experiencie a realidade, pode até chegar a considerar até onde não somos condicionados a perceber o tempo como percebemos.

E isso tudo porque os video cassetes (que Eris abençoe mil vezes seu criador) estão em extinção e ? s vezes colocamos para gravar a porcaria no canal errado.

>E aí tudo seria falso, ou não.

E qual a diferença? A experiência não é real?

>A gente vive numa lógica miuto sem noção de espaço-tempo. Por isso
>não creio nessas besteiras de bíblia.

Ai é que está, não crer é uma coisa, ter alergia a ela te coloca ? mercê dela, choques anafiláticos matam gente todos os dias.

>Não vejo essa como uma pergunta necessária para a existência, ao
>mesmo tempo que vejo como importante.

Claro, foi ela que criou a existência :)

>Também não vejo a pergunta de o que vai ser depois como uma
>pergunta necessária para a existência (embora ? s vezes eu fique curioso
>e tenha vontade de acelerar o caminho até lá? hueahuehaueahea)

Não trate o futuro como algo que não aconteceu ainda :)

>A física tem tantas teorias cada vez mais malucas que talvez cheguem
>mais perto, ou talvez não. [...]

Assim como os aborigenes australianos, as ciganas do viaduto do chá e os professores do ensino médio (por sinal muito boa a entrevista com a professora), a diferença está entre usar as dúvidas para ampliar os horizontes ou para enfiar a cara na lama. A única teoria (hipótese confirmada) válida é life is a bitch and then you die, trust me baby, ’cause I don’t lie! Então resta a única questão real: se tudo é tão injusto devemos criar uma causa para o bem geral e ajudar aqueles que não enxergam a enxergarem ajudando os eventuais porcos a desengasgar das pérolas que comeram, ou aprender que já que não faz diferença você pode começar a se divertir com isso? Crie uma Ong e as pessoas ajudarão por pena, inaugure um parque de diversão e as pessoas farão fila para participar.

>Anyway, ODEIO esse Deus em que acreditam.

Hehehehe como cantou o poeta: I never hated the one true God but the god of the people I hated, tem uma diferença importante ai :)

>Comentário ultra-contraditório, você vai ter um trabalhão pra responder
>(se o fizer). :p heuahueaheuauheau

Que nada, deixa o Reverendo abrir um tópico sobre a tecnica Burroughs de desembaralhar a realidade e o raciocício e ai você vai ter gente fugindo dos posts :)

32 Obito 02.16.07 às 00:45

Hail Carol, sem H também eu suponho :)

Pensando exatamente em que? Compartilhe com a classe.

33 Obito 02.16.07 às 00:47

Hail Verendo,

>Obito foi Nietzsche e não eu que fez o seu atestado para Deus.

Hehehe não é a primeira vez que ouço essa :)

Pense assim: você entra numa sala e vê um vaso. O vaso está lá porque o esculpiram do barro, ou uma pessoa nasceu trinta e dois anos atrás com o único propósito a dar ao barro a forma do vaso que existe hoje na sala?

Hehehehe o único propósito de Deus foi criar o universo pra assinar aquele atestado :)

34 Rafael Slonik 02.16.07 às 01:58

Quantos comentários Rev. A Cabala vai de vento em popa!

O fato é que eu preciso investir mais na ração para os meus neurônios. Vocês ficam falando de filósofo pra cá e filósofo pra lá enquanto eu fico boiando.

Um dia eu me vingo.

35 Rafael Slonik 02.16.07 às 01:58

Que merda de monstro!

Pera ai….

36 Rafael Slonik 02.16.07 às 02:00

Vejamos o belo monstro que vai sair agora!!

37 Rafael Slonik 02.16.07 às 02:01

Ual!!! Show!

Esse eu curti ;)

38 Ed 02.16.07 às 12:50

The best post, man.

39 Timóteo Pinto 02.16.07 às 19:20

“Deus não está morto, ele só está bebado. E você pode apostar que foi um discordiano que deixou ele mamado” - Crazy Lou, Book of Eris, pag. 109

40 rafael vicente 03.16.07 às 10:40

haha ! idiotassssssss blasfemão contra o senhor vcs vão pagar bem caro por isso!

41 Guzz 03.19.07 às 18:02

E se eu pegar todos esses comentários, compilar eu um texto e colocar no meu blog?!

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>