Eu não sou o sonho de Hitler. Sou moreno. Não me acho branco, sou uma miscelânea de raças que caracteriza o brasileiro - tenho uma bisavó que veio da Itália e se casou com um mulato (ponto para mim, já que Nietzsche achava que raças mistas eram mais fortes). Então nunca sofri preconceito por ser negro. Não sou gay, portanto não sofri preconceito por ser homossexual. Mas eu já sofri e sofor um outro tipo de preconceito, que quase ninguém fala a respeito mas ainda é muito presente: o preconceito contra ateus.
A Família Não Aceita Um Ateu
Minha avô nunca gostou de eu declarar que “deus ou era imaginário ou era viado” (adolescência é um período estranho, não concordam?). Se você diz em um comentário na sua casa que é ateu, geralmente eles procuram ignorá-lo como se não fosse sério.
Entrevistas de Emprego
Em uma entrevista de emprego, o sujeito me perguntou qual era minha religião. É uma empresa religiosa, daquelas que colocam dizeres da Bíblia no muro. Respondi sinceramente e hoje continuo desempregado. Lucidamente, eu não tenho experiência de trabalho, mas não tenho dúvidas de que essa resposta pesou decisivamente.
Ateus Não Podem Governar
Em uma pesquisa com o eleitorado, os mesmos aceitariam mais facilmente um homossexual e um negro do que um ateu. Na verdade a intenção de voto para um candidato ateu não chega a 2%. Não quero desmerecer negros ou homossexuais, apenas demonstrar a dimensão do preconceito não declarado. Se estes grupos que amplamente combatem o preconceito de uma medida imensa, o que dizer sobre ateus?
Livros
Engraçado que existe há décadas livros religiosos. Espíritas, evangélicos, místicos. Em minha cidade, Rio Claro, há 2 livrarias evangélicas, que eu conheço, o mesmo número de livrarias “laicas”, que mesmo assim vendem volumes com temática religiosa. Bastou Dawkins e um punhado de outros escreverem livros sobre ateísmo, que foram atacados de todos os lados. Escreveram-se vários livros em objeção à literatura atéia. Nossas idéias não são apenas inaceitáveis pela sociedade, como ela reage violentamente contra.
Comentaristas Cristãos em Ação
Quem possui blog e já publicou algo ao menos questionando o pensamento religioso, já viu o que acontece. Seus leitores críticos, e muitos religiosos, lêem e expõem o que pensam. Então, você é descoberto pelo Google por algum religioso e lá vai ele dizer como você é burro ou citar a Bíblia ou rir e dizer que você vai para o inferno ou mesmo te xingar. Na maioria das vezes são todas as opções anteriores. Isso é preconceito.
Liberdade de Consciência
Minha visão atual da questão não é de uma negação veemente. Na verdade não sei se o termo ateu” me caí bem. Acontece que para efeitos práticos, vivo como um ateu (sem praticar ritos, orar, fundamentar minha ética em tábuas de barro ou perder os domingos pela manhã). Como disse, não parto para a negação veemente de deus/energia/designer inteligente, pois suspeito, como Laplace de que “deus é uma hipótese descartável”. Baseando-me apenas na experiência e narrativas científicas baseadas nos mesmos, rejeito narrativas míticas e sobrenaturais, as quais, possuímos largas provas de serem fantasiosas e não terem acontecido. Religiosos atribuem o “crime” da Criação (afinal, eu não estou satisfeito com o resultado) e apontam Godot, como o culpado. Só que a perícia técnica (cosmologistas, físicos e biológos) demonstra que essa entendidade não estava lá, e mesmo, talvez não esteja aqui.
O que peço é apenas a liberdade de consciência para todos. E que as decisões de cada um, quando envolvam as vidas de outras pessoas, passem pelo crivo das mesmas ou determinações técnicas.

crédito: Matti Á. Papa Guru Imã Pai-de-Santo Mestre Celebridade dos Ateus
39 Comments on “Preconceito contra Ateus”
You can track this conversation through its atom feed.










Não sou a favor da atitude dos religiosos quando veem seu blog, mas você também tem de entender que para quem crê em Deus, também pode parecer ofensivo ouvir alguém o chamando de “amigo imaginário” ou outros adjetivos.
Portanto é, por assim dizer, ação e reação.
Embora eu ache que cristão não deveria reagir assim…
Posted on 20 de abril de 2008 às 20America/Sao_PauloSun, 20 Apr 2008 10:21:47 -0300.
@Roberto:
Eu sei que exagero às vezes e nesses casos eu entendo a reação. Mas eu me refiro principalmente a preconceito mesmo. Acham que não existe moral e ética sem fundamentação religiosa, que somos “subversivos”. Vá dizer a seu futuro sogro que é ateu, para você ver.
Posted on 20 de abril de 2008 às 20America/Sao_PauloSun, 20 Apr 2008 10:45:53 -0300.
Entendo o que quer dizer, nesses casos é intolerancia mesmo.
Posted on 20 de abril de 2008 às 20America/Sao_PauloSun, 20 Apr 2008 10:59:51 -0300.
Infelizmente as pessoas ainda não aceitam que temos liberdade para desacreditar dessas histórias mirabolantes da bíblia. Minha família é evangélica e de vez em quando surge alguma discussão chata que sempre deixa alguém de cara feia comigo. Eu começo a discutir jogando alguns argumentos “lógicos”, mas eles sempre aparecem com algum milagre inquestionável e a partir daí eu fico calado pra não provocar brigas, porque eu sei ouvir o que eles dizem sem ficar nervoso, mas eles não sabem, se ofendem facilmente pois não admitem que alguém diga que o amigo imaginário deles não existe. No final entre eles ainda dizem: “um dia ele volta pra igreja, é só uma fase…”.
Pela minha experiência acho que é melhor ficar quieto e viver em paz.
Posted on 20 de abril de 2008 às 20America/Sao_PauloSun, 20 Apr 2008 11:30:41 -0300.
A questão maior nisso tudo é a intolerância. E falta de respeito; as pessoas que agridem seja como for, não tem civilidade.
Estranho é que se espera de pessoas ditas crentes em Deus ou seja lá quem for, que sejam mais civilizadas e tolerantes e benéficas.
Acontece que todo mundo gosta de dizer que acreditar em Deus porque faz parecer uma boa pessoa. Mas pela teoria deles, o Diabo (Satanás) também acredita, e ai?
Posted on 20 de abril de 2008 às 20America/Sao_PauloSun, 20 Apr 2008 12:39:38 -0300.
não sou ateu, não tenho religião…
então não sofro preconceito, em parte - pelo menos não percebo.
Mas, Ibrahim, apesar de estar ok com tudo o que foi escrito, teve uma coisa, só a título de curiosidade.
Fernando Henrique Cardoso foi presidente do Brasil.
ateuzão e tudo.
(não sei qual foi a estratégia dele mas funcionou bem pra ser eleito)
:/
Posted on 20 de abril de 2008 às 20America/Sao_PauloSun, 20 Apr 2008 12:46:56 -0300.
Massa levantar essa bandeira. Afinal o Brasil é um país de minorias fudidas que sofrem. Temos que nos encaixar em uma, abrir uma ONG, roubar os cofres públicos, se tornar deputados federais ricos trocando de carro todo ano e indo para as praias do Rio e SC todo ano.
O Sonho Brasileiro.
Posted on 20 de abril de 2008 às 20America/Sao_PauloSun, 20 Apr 2008 13:12:32 -0300.
cara, vc escreve muito bem ;D
Posted on 20 de abril de 2008 às 20America/Sao_PauloSun, 20 Apr 2008 14:36:51 -0300.
Também não me considero atéia, apenas creio que não há um deus, e, se houver, acredito que não faz diferença. Como as pessoas adoram rótulos, sempre dizia que era agnóstica, mas elas perguntavam o que isso significa (sim, a maioria das pessoas se resigna a acreditar no que lhes foi dito ou ensinado sem procurar saber um pouco mais sobre qualquer assunto, principalmente um assunto em que se acham tão sabedores), e quando eu explicava faziam aquela cara de espanto: “como assim pra você não há diferença?” E sempre acabava em discussão, comigo me sentido a pior pessoa do mundo. Agora faço como o Ph. X do coment 4, fico quieta, não entro nesse assunto e se alguém me pergunta qual a minha religião digo que sou católica. Me sinto uma idiota por um lado, mas por outro sinto um gosto de vingança quando minha família ou amigos dizem que estou melhor/consegui alguma coisa, depois que voltei a acreditar em deus.
Posted on 20 de abril de 2008 às 20America/Sao_PauloSun, 20 Apr 2008 16:20:35 -0300.
Pois é, nunca disse pra minha sogra que sou atéia, mas sei que ela (uma daquelas pessoas que fala “aquele lá de baixo” pra não dizer “diabo”) desconfia.
Mas eu gostaria que vc pensasse um pouco sobre respeito. Eu considero que o respeito deve ser mútuo. Ainda que acreditar em regras ditadas por um ser invisível seja uma coisa sem-sentido, para que você mantenha o seu direito de discordar disso é preciso que qualquer um tenha o direito de acreditar em qualquer ser invisível que quiser. Isso significa que, como em qualquer outro aspecto da vida, se você a) não concorda e b) sabe que a pessoa não vai ouvir sua opinião por ser contrária, não discuta com essas pessoas. Vá embora, mude de assunto, faça piadas idiotas, mas não discuta. Deixe eles sem munição e o ataque termina.
E se a pessoa insistir, diga que o mesmo direito que ele tem a crença, você tem de não acreditar. E vá embora.
Ah, sim, é proibido por lei discriminar crença ou religião. A próxima vez que alguém lhe perguntar alguma coisa assim em uma entrevista, dê a entender que não se sente a vontade respondendo sobre isso, as vezes funciona. Mas, caso não funcione, pense bem que pior seria trabalhar com um monte de crentes ^^.
Posted on 20 de abril de 2008 às 20America/Sao_PauloSun, 20 Apr 2008 16:33:17 -0300.
Tá certo que mentir sobre essas coisas é como trair a si mesmo mas saber que tu ta rodeado de crentes e se dizer não crente é meio irracional, - em termos práticos não vai melhorar em nada tua vida, talvez - nessas horas é melhor deixar o sentimento de lado e ter tato pra saber pra quem tu pode declarar essas coisas…assim como os gays (não existe duplo sentido na frase).
Posted on 20 de abril de 2008 às 20America/Sao_PauloSun, 20 Apr 2008 18:01:11 -0300.
Eu sentia muito o preconceito por ser ateu no SENAI - Éris, aquilo era um antro de ignorância em muitos sentidos.
Na escola também há, mas bem menos, já que temos vários professores ateus. Já em casa, nunca toquei abertamente no assunto, mas de vez em quando elogio o Santo Ofício de antigamente (ou Inquisição para os mais chegados) e o Ratzinger (assim que escreve?).
Posted on 20 de abril de 2008 às 20America/Sao_PauloSun, 20 Apr 2008 22:58:39 -0300.
tem uma música dos engenheiros do hawaii que em um trecho o humberto diz o seguinte:
“se queres paz, te preparas para a guerra! se não queres nada, descanse em paz!” que interpreto da seguinte forma… é bem semelhante a bosta… quanto mais mecher mais fede… mas é claro que se o ambiente permitir que se inicie uma exposição de idéias da pra seguir adiante…
é freud…
Posted on 20 de abril de 2008 às 20America/Sao_PauloSun, 20 Apr 2008 23:45:17 -0300.
Este tema é deveras interessante. Vivemos um momento de revivamento das igrejas Evangelicas. Não as igrejas cristãs tradicionais como Batista, Adventista , etc mas os neo cristãos que foram informados que o paraiso esta na terra. Apesar de muitas críticas, Lula resistiu a presão do Vaticano em voltar o ensino religioso nas escolas. A constituiçào nos preve um ensino Laico. É lei.
Mas 30 % do congresso esta formado por falsos crentes, que vão devagarzinho colocando emendas e leis. E Voila . Temos a Guerra Santa. Falta coragem aos brasileiros para elegerem Wiccianos, Bruxos, Umbandistas etc. E falta corgem aos coulitstas d ese posicionarem politicamente. Pois como começa sua mensagem, ninguém quis cre me Hitler. Morremos todos na fogueira,
Posted on 21 de abril de 2008 às 21America/Sao_PauloMon, 21 Apr 2008 12:46:11 -0300.
Eu acredito em Deus mas não pratico minha religião. Acredito em vários preceitos e dogmas que me foram ensinados mas tem uns que, com o perdão do trocadilho, nem com reza brava dá pra engolir.
Meu problema com religiosos ferrenhos é diferente, são aqueles que quando tem qualquer tipo de problema dizem que Deus vai ajudar/corrigir. E quando por qualquer motivo a coisa não melhora, põe a culpa em Deus.
Isso é hipocrisia. E falta de culhões pra admitir os próprios erros ou fraquezas.
Posted on 22 de abril de 2008 às 22America/Sao_PauloTue, 22 Apr 2008 08:24:38 -0300.
Pessoas radicais e intolerantes são chatas… não há abertura para conversa e diálogo civilizado, é bem frustante na verdade. E não importa muito de onde parte a intolerância, se de um religioso ou de um ateu.
Posted on 22 de abril de 2008 às 22America/Sao_PauloTue, 22 Apr 2008 10:25:08 -0300.
O preconceito contra ateus é uma coisa bem real. Que tal essa? Depois de meses de noivado e um casamento quase marcado, minha noiva terminou comigo porque a família dela a obrigou, ao descobrir que sou ateu.
Que tal essa outra? Um amigo meu, dono de um sítio de ceticismo e também ateu, teve o mesmo problema. A namorada de anos dele o deixou por ser ateu, depois que se envolveu com uma igreja.
Um outro amigo meu já falei sobre o preconceito contra ateus aqui também: http://www.ceticobrasileiro.blogspot.com/.
Revoltante, não?
Posted on 22 de abril de 2008 às 22America/Sao_PauloTue, 22 Apr 2008 16:28:45 -0300.
Me desculpem, eu entendo (e eu já fiz isso muitas vezes) que vocês queiram paz e tudo o mais, a curto prazo é muito bonito. Mas e a longo prazo? Não é necessário pensar num futuro muito distante. Se as igrejas evangélicas estão crescendo isso se deve também (não só, mas também) à omissão dos ateus, agnósticos, discordianos… Se calando, se omitindo, nós apenas fortalecemos a ignorância. Se falar não adiantasse, não haveria nenhum ateu, pois não haveria ninguém pra ouvir e pensar criticamente sobre religião. Alguém ouviu - vocês ouviram, por exemplo - e isso é mais do que prova de que pode acontecer com outras pessoas. Deveríamos sim falar, e falar muito. Não se trata de desrespeitar a religião, se trata de respeitar a nós mesmos. Se “deixamos quieto” agora, esse círculo vicioso nunca vai parar. Think about it
Posted on 22 de abril de 2008 às 22America/Sao_PauloTue, 22 Apr 2008 21:38:10 -0300.
@Rev. Peterson Cekemp:
Bem dito, Peter.
Posted on 22 de abril de 2008 às 22America/Sao_PauloTue, 22 Apr 2008 21:41:19 -0300.
Concordo plenamente com o seu post!
Posted on 23 de abril de 2008 às 23America/Sao_PauloWed, 23 Apr 2008 11:38:54 -0300.
1 - Se você não se disser ateu, se disser discordiano (discordianista soaria melhor a eles, mas não estaria muito certo), espiritualista, deísta, ou qualquer outro ista que as pessoas não entendam, ninguém mais vai te questionar. Simplesmente muda-se de assunto. Preconceito, sim.
2 - Concordo com o Roberto. Não parta para ataques tão abertamente ofensivos. Isto não te livra das salsinhas de cristo, mas diminui os ataques delas.
3 - Não se preocupe. Todas as seitas (me recuso a usar o termo religião nestas circunstâncias) dizem que aqueles que não as seguem irão para o inferno. Como não é possível seguir a todas, todas as pessoas do mundo irão para o inferno.
Posted on 23 de abril de 2008 às 23America/Sao_PauloWed, 23 Apr 2008 12:41:28 -0300.
Não so contra ateus. Evangélicos e Católicos não costumam aceitar que pessoa nenhuma tenha outra religião.
Já vi uma fogueira de livros espíritas promovida por uma igreja católica (que não é tão extremista quanto a evangélica) daqui
Posted on 24 de abril de 2008 às 24America/Sao_PauloThu, 24 Apr 2008 01:37:44 -0300.
é rapaz… belos pontos citados.
não sou ateu, mas sou agnóstico, não ligo muito pra religião não. nunca tive problemas, mas tem nego que olha meio torto pra vc soh por causa disso.
é a vida… a igreja destrói o mundo e ninguém percebe.
Posted on 24 de abril de 2008 às 24America/Sao_PauloThu, 24 Apr 2008 11:48:17 -0300.
Não sou ateu, e pelo contrário, acredito em Deus (tbm em Éris)
Digamos que eu siga um “discordianismo cristão”. Apenas digo que sou cristão qdo me perguntam.
Qdo é um religioso quem pergunta, sempre vem com “ah, e de qual congregação?” e então eu explico sobre o discordianismo.
A verdade é que o discordianismo pode muito bem se encaixar a qualquer outra religião. É uma questão de acreditar. Eu por exemplo, nunca acreditei q fosse levar isso tão a sério, e estou aí até hj :p
Por essas razões nunca sofri preconceito.
Acho falta de respeito discriminar por ser ateístas, mas acho muitas das teorias deles desrespeitosas em relação às idéias teístas.
Isso porque não é possível agradar gregos e troianos. Por tanto, devemos nos importar mais com o que acreditamos, do que com o que os outros falam. Sejamos ateus, ou discordianos cristãos
Posted on 24 de abril de 2008 às 24America/Sao_PauloThu, 24 Apr 2008 12:59:11 -0300.
Rochester: Caraca! Fogueira de livros? Em 2008? Onde você mora?
Posted on 24 de abril de 2008 às 24America/Sao_PauloThu, 24 Apr 2008 20:27:49 -0300.
@Rev. Peterson Cekemp:
Não eh questão de se omitir, só digo que não adianta sair por aí tentando “converter” crentes, eh uma ideia idiota.Se a pessoa é do tipo que se apoia na fé em vez da razão, ela vai ter fé em alguma coisa (msm que seja fé de que deus não existe) e alguem vai dar um jeito de explorar ela por isso.Utopia é achar que tu pode mudar o mundo com ideias de um futuro melhor, pergunte aos comunistas.O que tu pode fazer - como uma pessoa comum, não um mártir - é tentar conversar com as pessoas e questionar esses valores pra que a pessoa desenvolva um senso critico e faça a analise dela, senão tu vai só converter essa pessoa a tua ideia.Essas críticas pesadas (como as que aparecem aqui de vez em quando) só serve pra dividir as pessoas e dificultar a convivencia (e progresso, considerando duas cabeças pensam melhor que uma)
Posted on 24 de abril de 2008 às 24America/Sao_PauloThu, 24 Apr 2008 22:58:34 -0300.
Na faculdade conheço várias ateus, o que facilita a discussão. Mas não fico espalhando por aí que não sigo uma religião tradicional ou pré-estabelecida.
A minha fé (ou não fé, como disse Jabor uma vez) é minha, e não interessa a ninguém.
O Reverendo Peterson escreveu: “Se calando, se omitindo, nós apenas fortalecemos a ignorância”. Tenho críticas com relação às organizações gestoras dessas religiões, mas acredito que também devamos respeitar a escolha dos outros.
Por mais que isso não faça sentido para nós.
Posted on 24 de abril de 2008 às 24America/Sao_PauloThu, 24 Apr 2008 23:05:24 -0300.
Lembrando que “todas as coisas são verdadeiras em algum sentido, falsas em algum sentido, absurdas em algum sentido, verdadeiras e falsas em algum sentido, verdadeiras e absurdas em algum sentido, falsas e absurdas em algum sentido, e verdadeiras e falsas e absurdas em algum sentido”.
Posted on 25 de abril de 2008 às 25America/Sao_PauloFri, 25 Apr 2008 10:25:09 -0300.
Na verdade, Nietzsche disse que a mistura entre raças forma indivíduos perdidos quanto ao seu eu, pois desencadeiam conflitos internos entre as supostas raças.
Posted on 26 de abril de 2008 às 26America/Sao_PauloSat, 26 Apr 2008 19:17:26 -0300.
é ótimo descobrir esse lugar onde enfim achei alguém
com opiniões tão condizentes com as minhas, me considero ateu
e ja senti na pele muito do que foi citado, sou de família
católica e também já fiquei várias veses em situações chatas
com a minha familia, minha mãe fala coisas como “você tem a
liberdade de escolher acreditar no que quiser, mas tenque
acreditar em alguma coisa”. minha irmã “é bom a gente
acreditar em alguma coisa” essas frases soltas talvez não
falem muito mas o tom de voz e a maneira que me falaram
isso me doeu, uma indireta bem direta, eu me sinto muito mal
as vezes realmente quero falar a minha familia que não
acredito em nenhum ser superior, que acredito apenas na
solidariedade, compaixão e família,mas tenho medo da reação
deles, é realmente injusto, mas eu prefiro passar o resto
da vida finjindo ser quem eles queriam que eu fosse do que
perder o carinho da minha familia, é o preço que eu vou
pagando pela fobia, aversão e preconceito que a nossa
sociedade cultivou.
Vejo religiosidade como preferência por cor(analogamente),
eu acredito que a camisa é mais bonita verde outra pessoa
acredita que seria melhor azul, NÃO existe certo ou errado,
existe diferentes opiniões, e infelizmente a nossa opinião
é desprezada ou considerada não digna.
Eu acho um absurdo ver em filmes, novelas e histórias que o
assasino o “vilão” em algum momento diz que deus não existe,
sei que novelas não são base, mas muitas pessoas assistem
e de detalhe em detalhe vão esculpindo este preconceito
isso na verdade é uma lavagem cerebral, pavlov desenvolveu
a lavagem cerebral que conciste na periódica repetição de
uma idéia ou raciocínio até que a pessoa a encorpore a sua
“personalidade”, (numca me apresentaram outras religiões e
filosofias de vida “se me permitem assim chamar” minha
família simplesmente desde que nasci me levava a igreja)
obrigado pelo blog me sinto melhor depois de “desabafar”
Posted on 16 de novembro de 2008 às 16America/Sao_PauloSun, 16 Nov 2008 00:11:52 -0200.
Meu amigo vc é uma pessoa maravilhosa pela qualidade de seus pensamentos e idéias, além é claro de uma boa clareza nos argumentos… aqui em manaus eu vivo isso o tempo todo com meus familiares que são evangélicos e sei na pele o quanto é arduo ser livre de corpo e mente. forte abraço do amigo ARANHA.
Posted on 27 de dezembro de 2008 às 27America/Sao_PauloSat, 27 Dec 2008 21:05:13 -0200.
Concordo com o Rev. Peterson Cekemp. Por que nos escondermos, fingirmos ser o que não somos? É tão bom quando a gente assume o que é! Temos de exigir respeito pelo nosso posicionamento. Isso não significa brigar, doutrinar, convencer, lobotomizar ninguém. Significa não se violentar.
Posted on 8 de janeiro de 2009 às 08America/Sao_PauloThu, 08 Jan 2009 17:02:19 -0200.
Eu acredito em Deus, mas a minha visao de religiao é totalmente diferente. Eu penso que vc nao precisa ir em igrejas, nao precisa de padres, nem mesmo precisa de biblia (que é cheia de meias verdades escrito conforme os intereces de varias pessoas durante o tempo). Apenas acreditar. Pois muitas pessoas que se dizem ateus, na hora que o bicho pega reza pra tudo que é santo, pra Deus, Jesus, Buda… Ou seja, pura hipocresia.
Posted on 6 de março de 2009 às 06America/Sao_PauloFri, 06 Mar 2009 09:50:36 -0300.
Quando um estelionatário lhe aplica um golpe, ele usa a sua vaidade a favor dele. A teoria de deus é o estelionato aplicado contra o vaidoso que se deixa usar como massa de manobra. Tenho certesa que todo representante religioso é ateu. Afinal : EM VERDADE. EM VERDADE VOS DIGO; DAI A MIM O QUE É DE VÓS E NADA ME FALTARÁ.
Abraço a todos, pois a única religião que salva é o respeito e o amor.
Posted on 7 de março de 2009 às 07America/Sao_PauloSat, 07 Mar 2009 14:00:38 -0300.
Eu sou ateu, praticamente desde o dia em que nasci e ao longo da minha vida tenho estado com dois tipos de crentes os tolerantes e os intolerantes. Com este últimos o convívio é quase sempre díficil porque tentam impir-me o Deus dele. Não conseguindo acabam por me olhar com estranhesa, mas prevalece sempre o Homem de bem.
Mas apesar disto acredito muito em Cristo e Buda como filosofia de vida.
Posted on 12 de abril de 2009 às 12America/Sao_PauloSun, 12 Apr 2009 21:37:58 -0300.
É importante dizer que o ateísmo não pode ser dogmatizado, sobretudo pelos próprios ateus. Ser ateu significa exatamente não se submeter a dogmas religiosos. É ter um pensamento crítico , não negar pela própria negação. O mais importante, acima de tudo, é a análise filosófica do preceitos teístas, o fundamento do fé. E é nisto que reside o maior argumento contra a existência de divindades. Deus como explicação da própria existência humana. O homem não consegue compreender a sua existência, muito menos o que pode sentir.
Vaidosamente , não se submete à mais límpida verdade que poderia existir; não somos capazes de compreender o infinito. Este é o paradoxo da nossa lógica. Deus é portanto, a saida honrosa, além de políticamente conveniente , para nossa frustação egocêntrica.
( Será um prazer corresponder com pessoas tolerantes , mesmo que divergentes sobre este assunto. Viva a paz e a busca da sabedoria)
Posted on 13 de abril de 2009 às 13America/Sao_PauloMon, 13 Apr 2009 21:20:00 -0300.
Quando estava estudando, em um colégio de São Paulo, sofri um tipo discriminação que me lembro até hoje, foi assim, fizemos um trabalho sobre a influência da religião na economia, antigamente, precisei em uma das questões escrever a porcentagem de cada religião na sala, para termos uma idéia, lembro de que no questionário vinha perguntando três questões: a)Cristão b)Muçulmano c)Judeu, perguntei para professora se poderíamos por Ateu, ou sem religião, ela simplismente me respondeu isso: “Quem será o idiota de responder isso ?”, quase a chamei de VACA, mas preferi responder cristão e estava bem.
Mas hoje eu me arrependo, eu acho que nós Ateus deveríamos não falar sobre nossas teorias para outras pessoas, porque acho que elas poderiam ficar ofendidas, mas tenho certeza que nós devemos ser respeitados.Ibrahim, como uma amiga disse anteriormente se fosse você não falasse que não estava apto a responder essa pergunta, quando te perguntarem a sua religião, pergunte se isso importa, caso não importe não responda, mas caso importe entre na justiça contra esse ¨%&$¨&*.Bom que não tinha essa pergunta na minha intrevista
Posted on 18 de maio de 2009 às 18America/Sao_PauloMon, 18 May 2009 22:34:49 -0300.
@André Luis
Deus não é saída honrosa de nada, mas fuga, simples assim.
@toppic
O preconceito contra os ateus é sim, muito grande e generalizado, especialmente nos países monotono-teístas; isso fica claro ao vermos a quantidade de “crentes” que se acham no direito de discriminar os não crentes, pela internet.
Posted on 25 de maio de 2009 às 25America/Sao_PauloMon, 25 May 2009 19:53:34 -0300.
Olá, José Mané! Muito obrigado pela observação. Perfeita. Ao contrário do meu texto, sem retoques. Entretanto, vale observar que eu apenas tentei mostrar de uma ótica pretensamente isenta, a relação vaidade x razão. Deus é fruto deste conflito. Pois foi criado para satisfazer os dois lados.
Um grande abraço.
Posted on 26 de maio de 2009 às 26America/Sao_PauloTue, 26 May 2009 20:37:12 -0300.